Translate

HISTÓRIA DO PANAMÁ

A história geológica do Panamá é relativamente recente. Há aproximadamente três milhões de anos, uma estreita faixa de terra emergiu do mar como resultado de movimentos tectônicos e atividade vulcânica. Este novo istmo separou as águas do Caribe e do Pacífico, uniu as massas continentais da América do Norte e do Sul, criou o Mar do Caribe e a corrente do Golfo, transformou o clima mundial aquecendo as antes geladas costas européias e deu origem à savana africana. Deu início também a um massivo intercâmbio da flora e fauna entre norte e sul, atuando como ponte de vida que incluiu o passo dos humanos que povoaram todo o continente.

Desde então, a posição geográfica do Panamá tem um papel predominantemente estratégico, em todos os sentidos. A esbelta silueta do país mede apenas 80 quilômetros na parte mais estreita, o que permitiu a construção do Canal do Panamá, em meados do século vinte, que voltou a criar uma ligação entre os oceanos.
Muito antes, no século XVI, a Espanha havia convertido o Panamá em uma via de cruzamento entre os mares e um centro comercial importante dentro de seu império. A Espanha transportava suas riquezas por meio de barcos até o porto de Portobelo na província de Colón. Dalí, mulas e canoas carregavam a mercadoria através do istmo até a cidade do Panamá para distribuir a suas colônias na costa pacífica da América. Essa concentração de riquezas atraiu piratas e corsários ingleses como Francis Drake, que assolou Portobelo em 1596 e Henry Morgan que incendiou e saqueou a primeira Cidade do Panamá, em 1671.
Motivada pelos ares de liberdade dos países vizinhos, o Panamá se tornou independente da Espanha em novembro de 1821, para unir-se aos países da Grande Colômbia, compreendidos pela Colômbia, Venezuela e Equador. Porém, o desejo panamenho de converter-se em uma república livre e soberana o levou a separar-se da Colômbia em 3 de novembro de 1903. Em 1904 se iniciou a construção do Canal do Panamá, considerado a oitava maravilha do mundo, obra que definiu a vocação do território como lugar de passeio e intercâmbio. Hoje, o Panamá é um dos países com maior desenvolvimento da América Central e uma das nações da América de maior desenvolvimento econômico e turístico.
Com um sistema democrático são e efetivo, é considerado um país seguro, pacífico e próspero, à vanguarda em muitos aspectos e com um grande dinamismo. Sua economia está baseada nos serviços, que presta através do turismo, o Canal do Panamá e o centro bancário internacional. Oferece facilidades de primeiro mundo, como centros de chamadas internacionais, modernos centros comerciais, excelentes profissionais e técnicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário