Como escolher entre cortinas e persianas? O primeiro ponto que difere uma da outra é: as cortinas são feitas de tecidos e as persianas têm lâminas que se mexem, mas, combinadas elas funcionam muito bem, a persiana entra como bloqueador de luz e a cortina serve, nesses casos, como um adorno para a janela. Em locais úmidos, como áreas de serviço e banheiros, a cortina não deve ser usada, escolha modelos práticos de persiana. Já nas áreas sociais, as cortinas funcionam bem para vestir o ambiente, pois a diversidade de tecidos e acabamentos permite criar efeitos interessantes.
Outro fator que restringe a escolha é o espaço entre a janela e a parede. Cortinas precisam de no mínimo 50 centímetros de cada lado para serem abertas sem atrapalhar a vista. Quando não há espaço lateral, o melhor é ficar com as persianas.
As cortinas ficaram associadas a espaços com decoração mais clássica, porém, essa idéia já não vale tanto, e as persianas têm acabamentos bem sofisticados, como madeira e couro, mas hoje existem mais de 80 tipos de tecidos e há modelos bem modernos de cortinas também.
Por fim, não importa a escolha, é preciso cuidar para durar, aspirar tanto a cortina quanto a persiana ao menos uma vez por mês, e também devem ser lavadas uma vez por ano por uma empresa especializada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário